Uma notícia empolgante para os fãs da saga: Warwick Davis, o carismático Professor Flitwick, retornará ao seu papel na aguardada série de “Harry Potter” da HBO. No entanto, em meio à celebração, surgem as primeiras críticas do cineasta Chris Columbus, diretor dos filmes que deram início à magia no cinema.
Um Rosto Familiar em Hogwarts
O elenco da nova série sobre o bruxo mais famoso do mundo continua a crescer, e com uma surpresa especial para os fãs mais nostálgicos. O ator britânico Warwick Davis foi confirmado e irá reprisar seu icônico papel como o professor Filius Flitwick. A novidade foi anunciada pela HBO para celebrar o “Back to Hogwarts Day”, data simbólica em que os alunos, nos livros, retornam à escola de magia.
Apesar da proposta de renovar o universo de Hogwarts com novos atores para os papéis de Harry, Rony e Hermione, a presença de Davis garante uma ponte afetiva com a saga cinematográfica. O Professor Flitwick, mestre de Feitiços, esteve presente em todos os oito filmes, sendo uma figura importante na jornada do trio principal, inclusive na batalha final contra Voldemort. Curiosamente, a aparência do personagem mudou ao longo dos filmes: inicialmente retratado como um professor de idade avançada, Flitwick rejuvenesceu visivelmente nas sequências posteriores.
Warwick Davis, que também interpretou o duende Grampo nos últimos filmes, não reassumirá este segundo papel na série. O ator de 1,06 metro de altura é uma figura conhecida para além do mundo bruxo, tendo participado de clássicos como “O Retorno de Jedi” (como o Ewok Wicket) e “Willow”, além de aparições nos prequels de “Star Wars” e na franquia de terror “O Duende”.
Críticas e Dúvidas do Diretor Original
Enquanto os fãs comemoram o retorno de um veterano, o diretor que primeiro trouxe o mundo de J.K. Rowling para as telas, Chris Columbus, expressou certo ceticismo em relação ao novo projeto da HBO. Columbus, que dirigiu “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001) e “A Câmara Secreta” (2002), estabelecendo a estética visual da franquia, comentou sobre as primeiras imagens da produção.
Em uma participação no podcast “The Rest is Entertainment”, o cineasta de 66 anos revelou ter visto fotos do novo ator de Hagrid, Nick Frost, no set em Londres. “E ele está usando exatamente o mesmo figurino que nós desenhamos para o Hagrid. Uma parte de mim pensou: ‘Qual é o sentido?'”, questionou Columbus. Ele afirmou, contudo, que não se trata de “ciúme”. A dúvida do diretor reside na aparente falta de uma nova visão criativa, ao menos no que diz respeito ao design.
Uma Adaptação Fiel e Ampla
A nova série de “Harry Potter” tem como objetivo ser uma adaptação fiel dos sete livros de J.K. Rowling, que atua como produtora executiva do projeto. A produção está sendo filmada nos estúdios da Warner Bros. em Leavesden, no Reino Unido, mesmo local onde os filmes originais foram gravados. A proposta é que cada temporada se dedique a um dos livros, permitindo um aprofundamento maior na história e nos personagens, algo que o formato de filme inevitavelmente limita. O lançamento mundial da série está previsto para 2027.