• Qui. Set 4th, 2025

Clássico de terror ‘Magic’, de 1978, ganhará remake com produção de Sam Raimi

ByFlávia Gomes

Set 4, 2025

Um clássico cult do terror psicológico está prestes a retornar às telas. ‘Magic’ (lançado no Brasil como ‘A Noite dos Desesperados’), filme de 1978, vai oficialmente ganhar um remake. O projeto une dois grandes nomes do gênero: Sam Raimi, a mente por trás da franquia ‘Evil Dead’ (‘A Morte do Demônio’), e Roy Lee, produtor do recente sucesso ‘Weapons’. Segundo novas informações do The Hollywood Reporter, a produtora Lionsgate está por trás do projeto, e os produtores já estão reunindo uma equipe para dar vida à nova versão.

Equipe de sucesso por trás do novo projeto

Para a criação do roteiro, foram contratados Mark Swift e Damian Shannon, uma dupla conhecida por seu trabalho em filmes de terror populares. Eles são os responsáveis pelos roteiros de ‘Freddy vs. Jason’ e do remake de ‘Sexta-Feira 13’ de 2009. Além disso, a dupla está escrevendo ‘Send Help’, um suspense de sobrevivência estrelado por Rachel McAdams e dirigido pelo próprio Sam Raimi, com lançamento previsto para o próximo ano. O remake de ‘Magic’ também é impulsionado pelos produtores Chris Hammond e Tim Sullivan, que defenderam o projeto em Hollywood por anos e foram fundamentais para localizar os detentores atuais dos direitos do filme.

Sobre a trama original de ‘Magic’

O longa original de 1978 foi estrelado por Anthony Hopkins, em um papel aclamado antes de sua consagração em ‘O Silêncio dos Inocentes’. A história acompanha Corky, um mágico cuja carreira fracassa. No entanto, ele encontra o sucesso ao se reinventar como ventríloquo com seu boneco profano e carismático, Fats. Quando a oportunidade de estrelar um programa de TV surge, Corky fica nervoso e foge para sua cidade natal, onde reencontra seu amor da adolescência. O problema é que Fats parece desenvolver uma consciência própria e não aprova a entrada de um novo amor na vida de Corky. A situação rapidamente escala para um thriller psicológico, onde não fica claro quem está no controle, e Fats fará de tudo para manter os segredos de Corky enterrados.

O sucesso e legado do longa de 1978

Dirigido por Richard Attenborough (conhecido por ‘Jurassic Park’ e ‘Gandhi’), o filme foi um grande sucesso de crítica e bilheteria. Com um orçamento de $7 milhões de dólares, arrecadou mais de $23 milhões, um feito considerável para a época. Parte desse sucesso se deveu a uma campanha publicitária de TV considerada perturbadora, que focava intensamente na imagem sinistra do boneco Fats. O roteiro foi escrito por William Goldman, que adaptou seu próprio romance. Até hoje, o filme mantém uma aprovação de 87% no site agregador de críticas Rotten Tomatoes, sendo considerado um marco do terror psicológico.

Bonecos de ventríloquo: uma tradição no horror

Com sua aparência estranhamente humana, os bonecos de ventríloquo sempre foram uma fonte fértil para o gênero de terror. Um dos primeiros e mais famosos exemplos está na antologia de terror britânica ‘Na Solidão da Noite’ (‘Dead of Night’), de 1945, onde o ator Michael Redgrave luta pelo controle contra seu boneco, Hugo. Outros filmes notáveis que exploraram esse medo incluem ‘O Boneco do Mal’ (‘Devil Doll’) de 1964 e ‘Gritos Mortais’ (‘Dead Silence’), de 2007, criado pela dupla de ‘Jogos Mortais’, James Wan e Leigh Whannell. O remake de ‘Magic’ promete resgatar essa tradição e apresentá-la para uma nova geração de fãs.